É muito necessário o correto Dimensionamento e Instalação das Redes para Comunicação de Computadores. Através dela vão circular nossas informações, sejam, sinais de Dados, Voz, Vídeo ou Multimídia.
Como os celulares, nossos computadores fazem de tudo e necessitam de bons canais de comunicações (cabos, redes sem fio) para terem bom desempenho.
Em nossas empresas este cuidado deve ser redobrado, pelo que os equipamentos, materiais e acessórios utilizados para a construção destas "estradas digitais" - Redes de Comunicações de Alta Velocidade - devem ser criteriosamente escolhidos e aplicados.
Lembrando que os investimentos bem planejados, feitos nas infraestruturas físicas de rede, são de amortização a longo prazo (20 anos), pelo que o Retorno Sobre o Investimento(ROI) pode ser considerado um dos melhores em se tratando de TIC.
Segue uma breve descrição dos 6 subsistemas que compõem um Sistema de Cabeamento Estruturado, a serem considerados e adequados ás necessidades de cada caso:
• Facilidades
de Entrada : Rotas e Tubulações por onde os cabos de Internet, Telefonia e TV entram nos edifícios;
•Armário(s)
de Telecomunicações : Rack´s ou Quadros de Distribuição Multimídia, onde os cabeamentos, seus acessórios e equipamentos são acomodados e organizados para melhor gerenciamento e funcionamento perfeito destas estruturas;
•Sala
de Equipamentos : Sala ou Local estrategicamente planejado, para maior economia, desempenho e segurança das infraestruturas componentes dos Sistemas de Cabeamento Estruturado;
•Cabeamento
Vertical : É a "Espinha Dorsal" (Backbone) dos Sistema de Cabeamento Estruturado. É por onde o "Grosso" das Comunicações flui e é dimensionadamente distribuído para os diversos pontos de interconexão através dos segmentos(*) de Cabeamento Horizontal;
•Cabeamento
Horizontal : São as Ramificações dos Sistemas de Cabeamento Estruturado, que a partir dos pontos de Interconexão do cabeamento de "Backbone" com o cabeamento "Horizontal", normalmente montados e organizados em Racks ou Quadros de Distribuição Multimídia, encaminham os segmentos de comunicações até a cada uma das Áreas de Trabalho;
•Área(s)
de Trabalho : Local projetado para Trabalho dos Usuários, onde são disponibilizadas, de modo fácil e padronizado, as Tomadas de Comunicações e de Alimentação Elétrica, em se considerando as necessidades especificas de interoperabilidade (**) de cada equipamento ou computador.
De nada adiantam, Servidores, Computadores, Notebooks, Tablets ou Celulares de "Ultima Geração", se as vias de comunicação estabelecidas entre eles forem inadequadas. "Não poupe no Trigo para gastar no Joio". Está Ligado!
Notas:
Notas:
(*)Cabos de Rede.
(**)É a capacidade de um sistema (informatizado ou não) de se comunicar de forma transparente (ou o mais próximo disso) com outro sistema (semelhante ou não).
Nenhum comentário:
Postar um comentário